Como se tornar um desenvolvedor de games.
Compartilhar



Se você gosta de games, provavelmente já parou para pensar em como eles são criados, não é? E a verdade é que existe muito mais por trás do produto final do que as pessoas costumam conhecer.


Para que um jogo fique pronto, ele passa por artistas gráficos, designers, engenheiros, compositores de som e, claro, pelos programadores. Depois disso, eles ainda passam pelos testadores e pelos jogadores beta, para evitar que passem erros de lógica e bugs do sistema.


Diante de tudo isso, para que você aprenda a desenvolver jogos, é importante ter alguns conhecimentos específicos. Por isso, no post de hoje, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira!


ESTUDE PROGRAMAÇÃO


Programar não é algo considerado fácil, mas é importante que um desenvolvedor de jogos saiba ao menos o básico de programação. Para isso, você pode conseguir experiência programando jogos desde o início, tentando entender como funciona cada etapa.


Programadores precisam aprender sobre vetores e suas operações, fundamentos de engenharia de software, além da programação orientada a projetos. Além disso, você precisará entender linguagens de programação, como C, C++, Java e Lua.


ESCOLHA UMA BOA FERRAMENTA


Atualmente, existem vários engines de game disponíveis no mercado. Engines são, basicamente, um pacote de funcionalidades que têm o objetivo de facilitar o desenvolvimento do jogo, para que ele não precise ser criado do zero. Entre os mais utilizados atualmente, estão a CryEngine, a Radiant, a Source e a Unreal Engine.


Com essas ferramentas, é possível criar personagens, mapas e níveis, além de outras milhares de funcionalidades. A mais popular entre elas é a Unreal, pois é a mais simples de usar e possui excelentes ferramentas para desenvolver jogos de todos os tipos.


APRENDA DESIGN


Atualmente, a maior parte dos jogos é feita com engines como esses que foram citados acima. Eles proporcionam uma grande variedade de ações para a criação dos jogos, mas, para conseguir realizá-las adequadamente, é fundamental aprender design.


Até porque as engines atualmente já podem até substituir a programação. Sendo assim, criar cenários motivadores, personagens interessantes e toda a parte de design deve ser uma de suas primeiras tarefas se você deseja se tornar um desenvolvedor de jogos.


SEMPRE CONTINUE A SE ESPECIALIZAR


Para começar, é fundamental fazer um bom curso de desenvolvimento de jogos, para que você entre em contato com as ferramentas e sistemas que serão essenciais para sua formação.


Contudo, mesmo após ter feito um curso base, ainda é essencial que você continue se especializando sempre, afinal, o que não faltarão são novidades e novas técnicas de programação, já que essa área evolui constantemente.


Além disso, não se esqueça também de acompanhar os lançamentos dos jogos e analisá-los com um olhar de desenvolvedor de jogos — eles podem ser uma ótima fonte de inspiração.

Acesse o link abaixo e ganhe uma bolsa parcial para o curso de Desenvolvedor de Games.

http://alunobolsista.com.br/quero-essa-bolsa/desenvolvedor-de-games-4316


 


Fonte: https://saga.art.br